Lundi Tyamara: estrela do evangelho sul-africano morre aos 38 anos
27 de janeiro de 2017
Lundi Tyamara tinha um estilo único e era amado por suas performances de palco energéticos
A estrela do evangelho sul-africano Lundi Tyamara, morreu depois de uma batalha com a TB do estômago e uma condição do fígado.
Sua família confirmou que ele morreu na manhã de sexta-feira no hospital de Edenvale em Joanesburgo.
O cantor de 38 anos, amado pelas suas enérgicas performances de palco, teve sucessos com Mphefumlo Wami e Ndixolele.
O presidente Jacob Zuma conduziu os tributos à estrela, dizendo que Tyamara era "um dos melhores artistas gospel que o país já produziu".
Milton Nkosi da BBC em Joanesburgo disse que a estrela premiada trouxe gospel a uma geração mais jovem através de seu estilo único e atraiu milhares de pessoas mais perto do gênero musical.
África Live: Atualizações sobre esta e outras notícias
Seu gerente Tshepo Nzimande explicou o que fez Tyamara tão popular: "Ele tinha energia no palco e ele era muito poderoso".
O ministro das Artes e Cultura, Nathi Mthethwa, disse que havia "um profundo sentimento de pesar por perder uma vida tão jovem, é uma história de sucesso que os jovens sul-africanos têm uma contribuição significativa a fazer na nossa sociedade".
"Choque maciço"
O popular evangelista pastor Paseka "Mboro" Motsoeneng, que havia visitado o músico no hospital, também descreveu ao jornal local como ficou chocado quando ouviu a notícia.
"Foi um enorme choque para mim, eu não podia acreditar no início, mas eu estava grato por poder orar por ele e aproximá-lo do Senhor".
A cantora estava recebendo tratamento desde que foi diagnosticada em dezembro.
Uma declaração da família, divulgada na sexta-feira, disse que Lundi faleceu pacificamente pouco depois da meia-noite.
Tyamara é o terceiro jovem artista a morrer nos últimos seis meses, após a morte de outra estrela gospel Sifiso Ncwane e músico Mduduzi "Mandoza" Tshabalala, ambos também com 38 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário